×

Contrato Futuro: o que é e tudo o que você tem que saber para gerir.

16 maio, 2022
mercado futuro

Dentre as muitas escolhas de investimento à disposição, o contrato futuro, além de permitir que você rentabilize capital de forma alavancada, pode servir também como mecanismo de proteção financeira.

Esse ativo é negociado no mercado de renda variável e, em resumo, trata-se de uma transação de compra e venda de um ativo financeiro, em uma data no futuro.

Negociando contratos futuros, é possível rentabilizar tanto na alta, quanto na baixa da cotação desses ativos.

O que é um contrato futuro?

Contrato futuro é uma categoria de derivativo, padronizado e negociado no mercado futuro. Trata-se de contratos de compra e venda de um determinado produto ou moeda. A B3 (a Bolsa de Valores brasileira) também age como reguladora das operações.

Operando contratos futuros, tanto vendedor como comprador se comprometem com a negociação de determinado volume, seja do ativo financeiro ou ativo real (bens tangíveis), em uma data futura.

Nestes casos, o preço é preestabelecido no momento da negociação. Dessa maneira, independentemente do valor que o ativo atinja no futuro, o preço foi determinado antes, na negociação do contrato.

Por essa razão, os contratos futuros são de utilidade tanto de investidores, que buscam rentabilizar com as oscilações de preços dos ativos, quanto de empresas e produtores rurais que procuram nesses contratos, uma forma de proteção – estratégia conhecida como “hedge” – frente à variação de preços de moedas ou mercadorias.

E não faltam opções para diversos objetivos, visto que é possível negociar contratos futuros de ações, moedas e até mesmo índices econômicos.

O que é o mercado futuro?

O mercado futuro é a esfera da Bolsa de Valores onde são negociados contratos padronizados de derivativos de commodities, índices (como o Índice Bovespa), taxas de juros e moedas (como o Dólar),  que expiram em uma data futura. Os valores são ajustados com base na data atual e nas expectativas quanto à cotação em determinado período.

Ao trabalhar no mercado futuro, o investidor terá resultados diários. Isso significa que o valor será ajustado, automaticamente, diariamente. Dessa maneira, é possível acompanhar a discrepância entre o valor negociado e a cotação atual.

É crucial relembrar também, que, nesse mercado, é possível obter frutos tanto com oscilações negativas, quanto positivas na cotação de determinado contrato. Isso significa ser possível operar nos dois polos de movimentação, comprando o ativo para vender a um preço superior ou vender para comprar a um preço inferior.

Tutorial de Como funciona o contrato futuro.

O contrato futuro pode aparentar um pouco complicado no começo. Mas, seu funcionamento é bastante simples. Para compreender melhor, vamos separar todo o processo de negociação em etapas.

É pertinente compreender que o contrato futuro é agenciado no mercado de futuros, da Bolsa de Valores. Isso acontece, pois, a B3 é a responsável tanto pela fiscalização do processo, quanto pelas garantias de que o contrato será respeitado.

A B3 também determina quais serão as características padronizadas do contrato futuro. Isso permite que ele seja operado em Bolsa, sem haver um “divórcio” do que de fato está sendo tratado. Ou seja, garante que as características do ativo-objeto do contrato, bem como seu tamanho (valor, peso — no caso de commodities, por exemplo), sejam protegidos.

Outra particularidade presente nos contratos futuros é a validade. Quando nos referimos à “data futura” de negociação do contrato, a referência é sua data de vencimento, ou seja, quando o contrato expira, perdendo valor diante do mercado. Cada contrato tem em suas regras, uma data específica de vencimento, apontando em quais meses isso ocorre.

Além do que foi mencionado até aqui, é importante saber, também, que:

  1. A negociação começa quando alguém compra ou vende um contrato futuro. Entre às duas partes, é acordado o preço e quantidade de contratos em questão.
  2. No período entre a compra ou venda e a data de vencimento, os contratos passam por ajustes diários. Eles são calculados automaticamente pela Bolsa de Valores e creditados ou debitados na conta do investidor posicionado no contrato.
  3. Quando a data de vencimento chega, é o momento de o comprador obter lucro ou arcar com o prejuízo do período. O cálculo é realizado por meio da soma dos resultados diários.
  4. Também é possível encerrar a posição no contrato futuro antes do vencimento.

× Como posso te ajudar?