Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba o cronograma e como consultar.
Mesmo que a Receita Federal tenha adiado o prazo para entrega da declaração até 31 de maio, o calendário de pagamento da restituição não mudou. O primeiro lote será pago também no dia 31 de maio. O pagamento da restituição submete-se a uma fila. O contribuinte que entrega a declaração primeiro tem mais chances de receber logo.
Apenas os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores não seguem a fila. Eles têm prioridade no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes, independentemente do lugar na fila. Geralmente, o primeiro lote da restituição é quase todo destinado a essas pessoas.
Se você corrigir alguma informação e entregar uma declaração retificadora, passa a valer a data de envio da retificação. Isto significa que a sua declaração vai para o fim da fila naquela data.
Como verificar o andamento da declaração.
Basta acessar o e-CAC , o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal e informar seu CPF, código de acesso e senha. Também é possível entrar no mesmo link usando uma senha “gov.br”, que permite acesso a todos os sites do governo federal.
Depois de entrar no e-CAC, acesse o menu “Meu Imposto de Renda”, na lateral esquerda da tela. Será aberta uma nova janela do seu navegador. Localize o menu “Processamento” e, em seguida, clique em “Extrato do Processamento”, localizado logo abaixo dentro deste menu. Clique no ano que deseja informação. No caso da última declaração, escolha “2022”.
É possível consultar a situação da declaração já no dia seguinte à entrega. O sistema mostrará se sua declaração está “em processamento”, “na fila de restituição” ou “com pendências“