Governança das Micros e Pequenas Empresas
Primeiramente a área de governança é essencial para sua empresa, e pra isso podemos te ajudar. Realizamos auditorias, consultorias contábeis, financeiras, operacionais, tributarias, trabalhistas, ou seja, todo o suporte necessário para dar tranquilidade aos nossos clientes.
Já participamos de vários programas de QUALIDADE TOTAL EM SERVIÇOS CONTÁBEIS, promovidos pelo SEBRAE – Ceará e SESCAP – Ceará, e Certificadores.
- Auditoria independente;
- Revisão limitada;
- Auditoria de processos;
- Auditoria de fraude;
- Trabalhos de procedimentos previamente acordados.
A adoção de boas práticas em governança pressupõe que a empresa atua respeitando os pilares da transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas, tendo como valores a ética e a integridade.
A transparência é um dever de toda empresa e consiste na divulgação de informações de interesse das partes interessadas, e que não sejam apenas aquelas decorrentes de obrigação legal. Assim deve ser a relação entre os sócios, com clientes e empregados, inclusive, e principalmente, durante a gestão de crises.
As empresas também devem prestar contas de seus atos às partes interessadas, de forma tempestiva, clara e objetiva. A implantação de um microssistema de conformidade torna-se relevante para uma empresa que pretende manter relações com outras corporações.
Adotar boas práticas em governança é tarefa para todo empresário, independentemente de o empreendimento ser classificado micro ou média empresa. Lembrando que à medida que as empresas ampliam seus negócios, suas relações se tornam mais complexas, seja em número de clientes, empregados e/ou faturamento.
A implantação das melhores práticas em governança, portanto, não apenas se configura em um diferencial para o chamado pequeno negócio, traz segurança para seu desenvolvimento, ajuda a fidelizar clientes e fornecedores, tornando-o mais atraente para investidores.